Panorama: 104 FM e Mix FM disparam com a alta do FM na Grande Porto Alegre

Tudo Rádio-Notícias do Rádio

Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018 @ 10:52


Porto Alegre - Rádio Gaúcha segue sozinha na vice-liderança geral. “Briga” pelo “top 3” segue intensa


O mercado de rádio de Porto Alegre e região metropolitana está agitado neste início de 2018. O meio rádio FM viu uma ampliação na sua média de ouvintes por minuto na pesquisa de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media, isso na comparação com as pesquisas anteriores. E tem novidade no “top 3”. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/outubro a dezembro de 2017):


 “Top 3” com novidades


A 104 FM 104.1 se consolidou como líder geral de audiência nos principais períodos da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, com destaque para o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se do melhor resultado obtido pela 104 FM quando o assunto é volume de ouvintes por minuto, empurrando o teto da pesquisa para 70 mil ouvintes no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), algo muito positivo para o meio FM gaúcho. A 104 FM reassumiu a liderança nesse período na pesquisa passada.


Já a Rádio Gaúcha FM 93.7 está isolada na vice-liderança geral nos principais períodos da medição, estando mais próxima da 104 FM do que das demais FMs medidas na pesquisa. Detalhe: a média da Rádio Gaúcha não é baixa, pelo contrário, está entre as mais elevadas que a FM já registrou, acima dos 60 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso reforça a afirmação de que o FM gaúcho está em alta.


Outra novidade é a presença da Mix FM 107.1 na terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), resultado que também é histórico para a FM (esta que está no ar desde o segundo semestre de 2013). O atual resultado é o mais expressivo que a 107.1 FM obteve nos últimos anos, seja na trajetória como Mix FM, como também na época de Pop Rock FM. A Mix FM também assume a liderança jovem/pop nesse período na Grande Porto Alegre.


Nos detalhes


A briga pela terceira colocação geral segue acirrada, sendo definida nos detalhes, situação que já era percebida nas medições passadas. A Mix FM puxa uma fila que conta com rádios que registraram médias muito parecidas. Ou seja, a diferença entre a terceira colocada e a Atlântida FM 94.3 (que aparece na sequência) é inferior a 1 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Rádio Caiçara FM 96.7 aparece logo na sequência, fechando o “top 5” nesse período.


Na sequência, ainda no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Rádio Alegria FM 92.9, Farroupilha FM 92.1, Continental FM 98.3 e Rádio 88,7 FM 88.7 estão bem próximas no ranking FM da Grande Porto Alegre, top 10 que é completado pela Antena 1 FM 89.3.


Mais destaques


A Rádio 102.3 FM 102.3, emissora que vive nova fase em Porto Alegre, é a FM mais próxima do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida pela Liberdade FM 104.9. Rádio Grenal FM 95.9 e Jovem Pan FM 90.7 aparecem na sequência, com destaque para a 90.7 FM, emissora que passou por um período de problemas técnicos, porém apresentou crescimento em seu volume médio de audiência apesar da diminuição de sua cobertura de sinal (a FM retomou a sua cobertura original no início de janeiro).


Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.


Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.


 


Daniel Starck

Voltar