Tendências para 2018: controle por voz, AI e ROI holístico

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Kantar Millward Brown apresenta pelo 10º ano consecutivo o levantamento Previsões Anuais de Digital & Mídia


11 de janeiro de 2018 - 14h48


O ano de 2018 será marcado por transformações nas abordagens de diálogo com o consumidor, novas tecnologias e diferentes formas de segmentação do target e avaliação do ROI que desafiarão os profissionais de marketing e comunicação, aponta o relatório Previsões Anuais de Digital & Mídia, realizado pela Kantar Millward Brown. O levantamento está sendo publicado pelo décimo ano consecutivo.


“Neste ano, veremos mais transformações no cenário digital que contribuirão fortemente para todo o ecossistema de mídia. Portanto, os anunciantes devem buscar entender suas atividades de marketing holisticamente”, diz Maura Coracini, head de mídia & digital da Kantar Millward Brown.


Leia abaixo oito previsões do levantamento para 2018:


. A produção de conteúdo deve ganhar força nas estratégias, e as marcas começarão a buscar formas novas e mais inspiradoras de contar histórias. A criação de conteúdo será o norte para tudo o que a marca faz, permitindo uma maior flexibilidade de personalização de formatos e mídias.


. Território antes explorado somente por um grupo seleto de grandes diretores e celebridades, o brand entertainment se expande para também explorar conteúdo patrocinado por marcas, com filmes de curta e longa metragem, que permitem criar conexões e experiências mais profundas com os consumidores.


. A chegada do controle por voz trará novas oportunidades para o mercado. As pessoas são relativamente favoráveis à ideia de receberem publicidade pelo seu assistente de voz, mas para evitar rejeição, as agências devem permitir que os usuários tenham o controle para decidir quando desejam interagir com as marcas.


. Veremos um papel ainda mais forte das plataformas fechadas (walled gardens), principalmente por conseguirem cobrir targets específicos e por terem audiências validadas. No entanto, os anunciantes devem continuar influenciando a discussão para maior transparência da entrega nessas plataformas.


. Machine learning e outras formas de tecnologia de inteligência artificial começarão a fazer cada vez mais parte do dia a dia de quem trabalha com marketing – permeando o planejamento até a execução de campanhas.


. O desafio será combinar a popularização das plataformas de streaming over the top (OTT) e o comportamento do consumidor para gerar eficiências nas estratégias de marca, criação de diferentes formatos de vídeo e elaboração de táticas diferenciadas para campanhas multi-telas.


. CrossMedia para uma avaliação holística do ROI: Após a retirada de investimento de grandes anunciantes de plataformas digitais, as marcas estarão focadas em avaliar a publicidade online e offline como um todo para então ter o entendimento de como o Digital está contribuindo para todo o ecossistema de mídia.


 


. Neste ano, o ROI de mídia será sobre comprovar o impacto de uma jornada interativa, rápida, que combinará a criação (conteúdo, e não apenas anúncios) com a mídia (parcerias, não apenas comprar espaço publicitário), com o objetivo de entender não só vendas como o retorno sobre o impacto nos resultados de marca.

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