Fones de ouvido podem permitir sintonia de rádios FMs no iPhone

Tudo Rádio-Notícias do Rádio – NAB 2018

Las Vegas - Novidade é apresentada por empresa da Califórnia que se aproveita da posição inflexível da Apple quanto ao tema


Enquanto a Apple continua inflexível quanto a possibilidade de liberar a sintonia de FM em seus dispositivos, principalmente no iPhone, uma empresa da Califórnia desenvolveu fones de ouvido que permitem a captação nesses aparelhos. A Blackoud está aproveitando a NAB Show 2018 para apresentar a novidade ao mercado. Vale lembrar que outros acessórios já conseguiram permitir a captação de rádio FM, inclusive com RDS, no iPhone (até o modelo 4S). Acompanhe:


 


Cobertura NAB SHOW 2018: Caixas inteligentes, formatos de rádio, audiência em alta nos EUA... e no Brasil? Siga aqui o "aperitivo NAB SHOW" e saiba sobre essas tendências


Trata-se de fones de ouvido com o chip de captação acoplado que, através de uma aplicação instalável no IOS (disponível na App Store), permitem a captação de rádio FM no celular da Apple. O conector é semelhante ao de energia e atual fones de ouvido com fio da empresa de celular, ou seja, o lightning (conexão única disponível a partir do modelo 7).


No passado a empresa Griffin contava com um acessório que permitia a sintonia de rádio FM no iPhone, acoplado ao antigo conector de cabo de 30 pinos para USB, este que por sua vez era emendado a entrada de fone de ouvido comum. Esse pequeno acessório permitia a sintonia do FM no iPhone, inclusive com RDS, porém a partir do iPhone 5, com a adesão da conexão lightning, a Griffin encerrou a produção do acessório. 


A expectativa do mercado norte-americano é de que a Apple ceda a pressão para a liberação da captação de rádios FMs nos celulares, através de forma nativa. Existe uma polêmica sobre o fato do iPhone (a partir do modelo 7) conter ou não o chip de recepção de FM em sua estrutura, este que permanece desativado desde a primeira geração do celular da Apple.



Fones de ouvido que permitem a captação de FM, apresentado pela Blackoud / Fonte: Radio+Television Business Report


Cobertura do tudoradio.com


O tudoradio.com realiza uma cobertura exclusiva da NAB Show 2018, acompanhando as novidades da indústria para todo o planeta, além de detalhar o que acontecerá na programação realizada pela AESP e ABERT no próximo dia 10 (nesta terça-feira). Também será realizado uma edição especial do Painel tudoradio.com na NAB Show 2018.


Daniel Starck

Voltar