Primeira quinzena de junho tem mudanças em dials de SP, DF, MG, RS, PR, CE, entre outros

TUDO RÁDIO

Terça-Feira, 08 de Junho de 2021 @ 07:29


São Paulo - Novidades percebidas envolvem marcas como Jovem Pan FM, Play FM, Rede Up FM, Rádio Lagoinha Brasília, Rádio Bandeirantes e Rede Aleluia


Mantendo a tradição de uma virada de mês, o Mapa da Atualização do tudoradio.com começou junho registrando uma série de mudanças em diferentes dials FM e AM do país. Porém, a movimentação que foi intensa nas primeiras horas do dia 1º passado, seguiu pelas demais datas da primeira quinzena deste mês. Nomes como Jovem Pan FM, Play FM, Rádio Bandeirantes, Rede Aleluia, Rede UP FM, Rádio Mais FM, Rádio Lagoinha Brasília, entre outras, estão entre as protagonistas dessas novidades.


As mudanças mais recentes envolvem dials em FM de São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais. Ontem (7) foi percebida a estreia da Rádio Lagoinha Brasília FM 88.7, estação que cobre o DF e parte com o seu sinal de Mimoso de Goiás (GO). O novo projeto manteve o canal no formato religioso/evangélico, já que a grade que antecedeu a mudança desta segunda-feira (7) era a da Rádio Fé FM.


Também na segunda (7) ocorreu o retorno da Jovem Pan FM 95.9 de São João da Boa Vista, estação que operou com a marca nacional entre 1996 e 2016, retornando agora ao ar após uma passagem da Rede Aleluia pela sintonia. A volta da afiliada sediada em São João reforça a presença da rede no Leste Paulista e eleva para 27 o número de estações que carregam o nome Jovem Pan FM no estado de São Paulo. Antes, no dia 1º, ocorreu a estreia da Jovem Pan FM 88.5 de São Carlos.


 


Outra novidade percebida pela audiência foi a chegada da popular/hits Rádio Mais FM 107.9 à região mineira compreendida entre Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto. A estação, que parte com o seu sinal de Ouro Branco (MG), passa a ficar alinhada artisticamente com a Rádio Mais FM 93.5 de Araguari (Triângulo Mineiro). Há a expectativa de que a Rádio Mais FM também seja implementada na atual Rádio 94 FM 94.7 de Ipatinga (MG).



 


Campanha em mídias sociais sobre a estreia da Rádio Lagoinha Brasília / Reprodução Facebook


E na semana passada…


Ainda sobre as mudanças percebidas nesta reta inicial de junho, o Mapa da Atualização do tudoradio.com destacou a chegada da Play FM ao dial AM de Porto Alegre (RS). No dia 2 o projeto de formato adulto/popular do Grupo Bandeirantes de Comunicação substituiu a Rádio Bandeirantes em 640 AM. A novidade é fruto do processo de migração AM-FM do canal. E vale lembrar que a capital gaúcha segue com a Rádio Bandeirantes em seu dial, na sintonia 94.9 FM.


Também no dia 2 foi percebida a chegada da Rede Aleluia FM 102.7 ao litoral norte paulista. Por lá, houve uma transição entre duas marcas nacionais no dia 1º, com a razão social da 102.7 FM assumindo a identidade da rádio na terça-feira passada. Ou seja, até o dia 31 (segunda) quem ocupava o canal era a Massa FM, com a Alto Mar FM surgindo temporariamente na sintonia e depois a Rede Aleluia assumindo a estação no dia 2.


O agitado dia 1º


Além da já citado retorno da Jovem Pan FM ao dial de São Carlos, o primeiro dia de junho também contou com a Rádio Difusora AM 590 de Curitiba (PR) iniciando a sua afiliação com a rede liderada pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo.


 


A rede UP FM, controlada pela Agência RF de São Paulo, também realizou a estreia de uma afiliada na região oeste de São Paulo, área conhecida como “Alta Paulista”. Nas primeiras horas da última terça-feira (1º) ocorreu a estreia da Rede Up FM 98.3 de Junqueirópolis, estação que tem sinal em cidades como Dracena e Adamantina.



 


Logotipo da Rádio Up FM do Oeste Paulista


Outro assunto que chamou a atenção do mercado foi a mudança percebida na até então Top FM 98.3 da Grande Campinas (SP), estação que opera a partir de Hortolândia. A emissora está sem nome fantasia definido, seguindo no formato popular/sertanejo. Há a expectativa de que o canal entre em rede com a Massa FM, informação ainda extraoficial. 


Também no dia 1º ocorreu a entrada das novas grades de programação no formato popular/hits de duas estações cearenses (estas que não possuem ligações entre si). Na Grande Fortaleza (CE) ocorreu a estreia da nova grade da Agora FM 107.5, sediada em Cascavel (CE). Na na região do Cariri, a FM 106.5 de Crato passou a se identificar apenas pela sua frequência, rádio que antes era indicada como integrante da Rede SomZoom SAT.


Novamente no interior de São Paulo, a programação gerada pela Rádio Nova Difusora FM 103.7 de Pindamonhangaba (SP) foi percebida também na AM 570 de Taubaté (SP).


Daniel Starck


 


 

Voltar