TV ANO 70: podcast conta a história da televisão aberta no Brasil

ABERT

Sexta, 23 Outubro 2020 11:17


A ABERT lançou, nesta sexta-feira (23), mais uma fase do projeto TV ANO 70: o podcast Memória ABERT.


Serão edições quinzenais que estarão disponíveis para ouvir e baixar gratuitamente no site memoria.abert.org.br, como também nas plataformas Spotify, Anchor, Breaker, Google Podcast, Apple Podcast, RadioPublic e Overcast.


O podcast Memória ABERT: Especial TV ANO 70 abordará um ou mais gêneros da televisão brasileira, dando ao ouvinte uma série de episódios a cada novo lançamento.


“A proposta do podcast é ser um conteúdo complementar e inclusivo, abrangendo também os deficientes visuais que nesses 70 anos acompanharam a televisão brasileira sonoramente. Traz ainda, por meio de trilhas que foram recuperadas, lembranças de produções ao vivo, sem registro de gravações, nos anos 1950”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.


O primeiro capítulo, “A Emoção Está no Ar”, conta as sete décadas da teledramaturgia brasileira. O roteiro, direção e narração são do coordenador do Memória ABERT, Elmo Francfort, que reuniu o material ao longo de 20 anos de pesquisa.


“O podcast faz uma viagem no tempo, de forma sonora, resgatando uma ampla pesquisa de trilhas, depoimentos e sons que reproduzem os 70 anos da TV, contemplando a história dos canais de ontem e hoje”, destaca Francfort.


O material está dividido em três episódios: o primeiro vai do “Ministério das Relações Domésticas”, esquete apresentada na inauguração da TV Tupi, em 1950, até os grandes incêndios de 1969.


Já o segundo episódio aborda a mudança social, dos anos 1970 e 1980, com a era Disco, e a abertura política.


O terceiro vai da transformação da teledramaturgia nos anos 1990, a chegada da Internet, até os tempos atuais, com novelas, séries, minisséries e super séries, com novos caminhos para produzir em tempos de pandemia.


Produzido pela After Hour Multimídia, o podcast tem a locução de Eloy Decarlo.


Dentro do site memoria.abert.org.br, acesse a área FEITO PARA VOCÊ. Para compartilhar, basta creditar: Uma produção da ABERT.


 


 

Voltar